Há mais de 20 anos atuando na área de RH, vejo a gestão por competências como um dos modelos mais atuais, para a conexão do RH as Estratégias empresariais.
Por já ter ocupado cargo de direção executiva, sendo responsável pelos resultados da empresa, aprendi como é difícil alinhar todos os colaboradores em uma única filosofia. É aí que o RH faz toda a diferença! Ao implantar o BSC, compreendi que precisávamos mensurar os desempenhos dos colaboradores considerando as quatro perspectivas mandatárias desta ferramenta: cliente, processos internos, finanças e inovação.
Nós, profissionais do RH, também precisamos incrementar as vendas e resultados, através do desenvolvimento das equipes de vendas, preparando-as a construir com os clientes relacionamentos de longo prazo, através da percepção do que é valor para cada cliente, tirando destes o foco do preço.
E por fim, as lideranças, que são os elos de ligações entre a alta direção e a base da pirâmide organizacional. Nós precisamos atualizá-los, desenvolvê-los, capacitá-los!
Afinal “Os concorrentes podem copiar os produtos e os modelos de gestão, mas as pessoas são ÚNICAS e isso as faz o ponto de sucesso de qualquer Organização”!